Mostro uma história em que um profeta previu que um planeta ia acabar, deixando Astronauta preocupado porque ele estava lá. Com 6 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 19' (Ed. Globo, 1988).
Astronauta está em mais de uma de suas viagens espaciais, comentando que precisa de um descanso e ar fresco e vai parar a nave no planetoide mais próximo para esticar as pernas. Ao chegar no planeta Turano, ele vê um bando de extraterrestres correndo apavorados em sua direção, atropelam o Astronauta e viajam na sua nave para fora do planeta.
O Profeta Xucrutis Xicletis da Silva avisa que eles não vão voltar. Ele previu que aquele planeta vai acabar em questão de minutos., o interior do planeta tremerá e sua estrutura ira explodir em fogo e lava, os astros deram um sinal que uma nave quadrada surgiria no céu minutos antes do fim e a nave dele apareceu.
Astronauta questiona que a nave dele é redonda e o Profeta diz que são só detalhes e que as previsões dele nunca falharam. Ele não está preocupado porque o povo se salvou e ele quer se imortalizado como m grande profeta e o destino do Astronauta será morrer lá.
O planeta Turano começa a tremer e eles vão no alto de um morro para apreciar o fim do planeta. Xucrutis fica maravilhado com o momento do tremor enquanto Astronauta reza o Pai-Nosso. No momento que seria a grande explosão, apenas um vulcãozinho solta uma pequena lava, o planeta para de tremer e tudo volta ao normal.
A nave do Astronauta volta com o povo, que ficam felizes que o planeta está salvo e o Profeta se enganou. Todos ficam revoltados, reclamando que o Profeta era fajuto, que queria o planeta só para ele e que ainda bem que ficaram por perto observando tudo. O povo expulsa Xucrutis do planeta e Astronauta oferece carona até o asteroide mais próximo, onde ele ficará isolado no resto dos seus dias. Xucrutis lamenta como ele foi se enganar, os astros não mentem jamais, até que surge um extraterrestre em uma nave quadrada perguntando onde fica o planeta Turano. Ou seja, o planeta ia acabar mesmo e as previsões do Xucrutis estavam certas.
História legal mostrando como seria o fim de um planeta previsto por um profeta, que aparentemente era charlatão, mas que acabou confirmando que era tudo verdade que ele previu. Engraçado ver o Astronauta preocupado ia morrer com o fim do planeta até descobri que não ia acontecer, pelo menos enquanto ele estava lá.
Final do mundo é um tema bem recorrente na imaginação popular, sempre espalham noticia falsa inventando uma data qualquer que o mundo vai acabar. geralmente data remetendo à alguma mística e nunca acontece. Só Deus sabe quando vai ser, pelo menos serve pra gente imaginar e possível ter histórias assim. Histórias com profetas, videntes também são bem envolventes, principalmente quando erram suas previsões. Hoje tudo indicam que evitariam histórias envolvendo fim de mundo e profetas, por acharem temas pesados para crianças.
Ficou um final aberto e os leitores podem imaginar a sequência se o planeta foi destruído mesmo, se os habitantes levaram a nave do extraterrestre quando chegou lá como fizeram o Astronauta, por exemplo. Eram comuns histórias abertas permitindo leitor imaginar sequência. gostava quando tinha.
O nome do Profeta Xucrutis Xicletis da Silva foi bem legal, eram mito criativos em colocar nomes dos extraterrestres. Dessa vez colocaram um título na história, normalmente era apenas "Astronauta". Traços ficaram bons, um pouco mais fofinho, bem caprichados.assim, davam gosto de ver.
Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2020/07/astronauta-hq-o-fim-de-um-mundo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário